Das coisas que temos que aprender com os norte-americanos

Ontem foi o SuperBowl (último jogo da temporada do campeonato nacional de futebol americano). Até aqui em Miami, onde o futebol americano não é tão popular quanto nos outros países, só se falava disso. Sports bars lotados. Doses duplas, telões. É quase um feriado. Mesmo quem não é fã de futebol americano (tipo eu) sabe sobre o SuperBowl. Não tem como ignorar, e não tem como não bater palmas pros norte-americanos que fizeram do SuperBowl um espetáculo tão grandioso. Eles sabem como fazer bem feito.

Se você não viu, vale a pena por no YouTube ou dar play nos vídeos abaixo. Não são sobre o jogo em si, mas sobre a celebração em torno do jogo. E é isso que faz do SuperBowl tão especial: não é apenas sobre o jogo.

É sobre o que, então?

1. Nacionalismo. Amor pela pátria.
Um dos pontos altos da noite é o hino. E é possível ver na cara das pessoas como ele é importante, como eles os respeitam. É de emocionar! E cantar o hino ao vivo pra milhões de pessoas não é tarefa fácil – Christina Aguilera já até esqueceu a letra de tão nervosa. Lady Gaga foi impecável, uma diva!

 

2. Show. Espetáculo. Música e performances de alto nível.
Esse ano era o aniversário de 50 anos do SuperBowl, por isso três artistas se apresentaram: Coldplay, Beyoncé e Bruno Mars. Apesar de Coldplay ser minha banda favorita, preciso admitir que eles ficaram apagados no meio das performances de Beyoncé e Bruno Mars. Mas o Chris Martin tocando piano é impossível resistir…

 

3. Propaganda criativa e impactante.
Afinal, é o comercial mais caro do mundo. E pra mim o prêmio desse ano vai pra Colgate. Mensagem importante passada de uma maneira diferente. O da PETA foi banido por seu conteúdo. Se você ver o comercial verá que não precisa maiores explicações.

 

E o mundo aguarda ansioso pelo próximo SuperBowl, edição 51.
Ah! E o resultado do jogo? Broncos 24 x 10 Panthers.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s